segunda-feira, 8 de julho de 2024

SIMPLICIDADE NA ORAÇÃO

 Teopoesia refletindo sobre as palavras de Jesus sobre oração, proferidas no Sermão do Monte, registradas no Evangelho de Mateus 6.5-8.


Na presente situação e circunstância
Não me deixes, Pai, ficar na ignorância
De que está nas Tuas mãos todo o comando,
Que o Senhor prossegue amando e cuidando,
Que não falha nunca a Tua fidelidade.

Ó Senhor, me ensine a simplicidade,
Para estar na Tua presença, na verdade;
Que ao orar a Ti, ó Deus, não aconteça
Que aos outros o meu ego apareça,
E que seja a oração hipocrisia.

Ó Senhor, concede a mim a alegria
De estar sozinho em Tua companhia,
Diante do Senhor com coração aberto,
Pois me vês e me conheces no secreto,
Não preciso usar palavras convincentes.

Tu conheces, Pai, tudo completamente,
E então te peço confiadamente
Que me atendas diante das necessidades
Da irmandade e também da humanidade,
Pois pra Ti, ó Deus, não há nada impossível.

Sei que ouves o gemido inexprimível
Do Espírito que torna acessível
Toda oração que busca a Tua glória,
Com Tua vontade não contraditória,
Demonstrando que em Cristo, há vitória.

Gilberto Celeti

Texto de Mateus 6.5-8:

“E, quando forem à presença de Deus, também não façam disso uma produção teatral. Essa gente que faz da oração um show está buscando o estrelato! Vocês acham que Deus está no camarote, apreciando o espetáculo?

“É assim que eu quero que vocês façam: encontrem um local tranquilo e isolado, de modo que não sejam tentados a interpretar diante de Deus. Apenas fiquem lá, tão simples e honestamente quanto conseguirem. Desse modo, o centro da atenção será Deus, não vocês, e vocês começarão a perceber sua graça.

“O mundo está cheio de pessoas que se julgam guerreiros de oração, mas que nem sabem o que é orar. Utilizam-se de fórmulas, programas, conselhos e técnicas de vendas para conseguir o que querem de Deus. Não façam essa asneira. Vocês estão diante do Pai! E ele sabe de que estão precisando, melhor que vocês mesmos. Com um Deus assim, que os ama tanto, vocês podem orar de maneira muito simples.”

(Texto conforme “A Mensagem – Bíblia em linguagem contemporânea” de Eugene H. Peterson).

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Gilberto Celeti
Missionário jubilado na APEC, professor, palestrante e escritor. Peregrino a Caminho da Pátria Celestial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário